É CIRURGIA?
O transplante autólogo não é um procedimento cirúrgico. As células-tronco, após estimulação medicamentosa, são retiradas do sangue periférico através de uma máquina de aférese, que é capaz de selecionar e retirar grande parte das células progenitoras hematopoeticas (CHP), que serão guardadas em baixas temperaturas e reintroduzidas por infusão através do cateter venoso central.
COMO É ESSE CATETER?
O cateter venoso central é motivo de grande preocupação pela maioria dos pacientes. Para o transplante é necessário uma acesso venoso central em veias de calibres maiores, principalmente por causa do uso de quimioterápicos, além de muitas outras medicações e a própria infusão da medula. É usado também nas coletas diárias de sangue para exames.
No transplante autólogo habitualmente utilizamos um cateter de curta permanência, que é inserido pelo medico da equipe, no próprio quarto do paciente, com uso de anestesia local. Geralmente é um procedimento rápido e é retirado na alta.
CAI MESMO O CABELO?
Sim, já na primeira fase de quimioterapia ocorre a queda total dos cabelos e voltam a crescer geralmente após 30 dias do término do tratamento.
O QUE POSSO LEVAR AO HOSPITAL?
Lembre-se que é necessário ficar dentro do quarto durante a internação, então leve objetos que possam trazer conforto e alegria, para que a internação tenha momentos agradáveis.
Leve por exemplo: livros, revistas (novos), computador portátil, celular, jogos (novos), materiais de artesanatos (novos), pense em atividades que gosta de fazer. Se tiver dúvidas se é permitido ou não, pergunte a equipe de saúde.